OS MAIOS
No Algarve, em muitos lugares, é tradição no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Estamos a falar de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada. São feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, comummente acompanhados de reproduções de animais, objetos de uso comum, encenando actividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso. São reminiscências de costumes arcaicos ligados ao fim do Inverno e ao eclodir da Primavera. Assinalavam a renovação da natureza e simbolizavam o poder fecundante da vegetação que desabrocha.
Este ano – 2019 – em Santa Rita, em estreita colaboração com os habitantes da aldeia, voltamos a reviver esta antiga tradição festiva tão característica na região.
NORMAS DE PARTICIPAÇÃO
1. Organização
O Percurso fotográfico “Maios na aldeia de Santa Rita” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela em colaboração com a Associação1/4 Escuro.
2. Tema e objectivos
a) Os Maios na aldeia de Santa Rita são o tema para este percurso fotográfico que tem por objectivo chamar a atenção para esta antiga tradição festiva e estimular os amantes de fotografia a visitarem Santa Rita nos dias 1 e 2 de Maio.
b) Só serão aceites fotografias que registem os Maios na aldeia. Pode haver interação dos Maios com outros elementos (humanos, arquitectónicos,…).
3. Local e data
O espaço geográfico do percurso compreende a aldeia de Santa Rita, Freguesia de Vila Nova de Cacela, Concelho de Vila Real de Santo António.
As fotos devem ser tiradas durante os dias 1 e 2 de Maio do corrente ano.
4. Condições de participação
a) A participação no concurso é individual e gratuita. Está aberta a todos os amantes da fotografia, sem limite de idade e de qualquer nacionalidade.
b) Não é permitida a participação a nenhum elemento que pertença à organização da iniciativa.
c) Cada participante pode apresentar 6 fotografias, em formato digital JPEG, a cores ou a preto e branco. As fotografias a enviar deverão ter uma resolução de 300 dpi e com um tamanho de 2480 pixels x 3508 pixels no lado maior.
São aceites fotografias com a edição normal, sem desvirtuar a realidade. Serão excluídas as montagens ou manipulações que alterem ou falsifiquem a realidade.
d) As fotografias deverão ser enviadas por email, para o seguinte endereço: ciipcacela@gmail.com, acompanhadas de um título, do nome do seu autor, nº. BI ou CC e telefone de contacto. Para o seu envio pode ser utilizada a plataforma wetransfer.
e) A data limite de receção dos trabalhos é o dia 4 de Maio de 2019.
5. Júri
a) O júri é constituído por um elemento da organização e 2 fotógrafos ligados à Associação1/4 Escuro.
c) Os resultados serão comunicados por email aos participantes e serão publicados na página do CIIP Cacela http://ciipcacela.wordpress.com/, no Facebook do CIIP Cacela e do Município de Vila Real de Santo António, na semana de 6 a 10 de Maio.
6. Prémios
Às melhores imagens digitais serão atribuídos os seguintes PRÉMIOS:
1º Cabaz com produtos locais (alimentares e artesanais)
2º Publicações sobre a história e património de Vila Real de Santo António.
3º Publicações sobre a história e património de Vila Real de Santo António.
Os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais do Município de VRSA e do CIIP Cacela.
7. Direitos de autor e autorizações
As imagens digitais ficarão na posse da organização, que se reserva o direito de, futuramente, as utilizar em publicações da autarquia, sempre com menção da sua autoria.
8. Aceitação das normas de participação
A participação no Percurso fotográfico “Maios na aldeia de Santa Rita” pressupõe a plena aceitação das presentes normas de participação e da decisão do Júri não haverá recurso.
Organização:
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600
ciipcacela@gmail.com
http://ciipcacela.wordpress.com
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Colaboração:
1/4 Escuro - Associação de Fotógrafos Amadores de VRSAntónio
Apoio:
Produtores e Artesãos da Região
Este ano será possível apreciar outros Maios pela freguesia de Vila Nova de Cacela, em concreto, em Cacela Velha e na Manta Rota.
É preciso inscrever?