Desde 1998 | 1/4 Escuro
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Abr 17

OS MAIOS 2019

4 comentários

 

OS MAIOS

No Algarve, em muitos lugares, é tradição no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Estamos a falar de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada. São feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, comummente acompanhados de reproduções de animais, objetos de uso comum, encenando actividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso. São reminiscências de costumes arcaicos ligados ao fim do Inverno e ao eclodir da Primavera. Assinalavam a renovação da natureza e simbolizavam o poder fecundante da vegetação que desabrocha.

Este ano – 2019 – em Santa Rita, em estreita colaboração com os habitantes da aldeia, voltamos a reviver esta antiga tradição festiva tão característica na região.

 

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

1. Organização

O Percurso fotográfico “Maios na aldeia de Santa Rita” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela em colaboração com a Associação1/4 Escuro.

2. Tema e objectivos

a) Os Maios na aldeia de Santa Rita são o tema para este percurso fotográfico que tem por objectivo chamar a atenção para esta antiga tradição festiva e estimular os amantes de fotografia a visitarem Santa Rita nos dias 1 e 2 de Maio.

b) Só serão aceites fotografias que registem os Maios na aldeia. Pode haver interação dos Maios com outros elementos (humanos, arquitectónicos,…).

3. Local e data

O espaço geográfico do percurso compreende a aldeia de Santa Rita, Freguesia de Vila Nova de Cacela, Concelho de Vila Real de Santo António.

As fotos devem ser tiradas durante os dias 1 e 2 de Maio do corrente ano.

4. Condições de participação

a) A participação no concurso é individual e gratuita. Está aberta a todos os amantes da fotografia, sem limite de idade e de qualquer nacionalidade.

b) Não é permitida a participação a nenhum elemento que pertença à organização da iniciativa.

c) Cada participante pode apresentar 6 fotografias, em formato digital JPEG, a cores ou a preto e branco. As fotografias a enviar deverão ter uma resolução de 300 dpi e com um tamanho de 2480 pixels x 3508 pixels no lado maior.

São aceites fotografias com a edição normal, sem desvirtuar a realidade. Serão excluídas as montagens ou manipulações que alterem ou falsifiquem a realidade.

d) As fotografias deverão ser enviadas por email, para o seguinte endereço: ciipcacela@gmail.com, acompanhadas de um título, do nome do seu autor, nº. BI ou CC e telefone de contacto. Para o seu envio pode ser utilizada a plataforma wetransfer.

e) A data limite de receção dos trabalhos é o dia 4 de Maio de 2019.

5. Júri

a) O júri é constituído por um elemento da organização e 2 fotógrafos ligados à Associação1/4 Escuro.

c) Os resultados serão comunicados por email aos participantes e serão publicados na página do CIIP Cacela http://ciipcacela.wordpress.com/, no Facebook do CIIP Cacela e do Município de Vila Real de Santo António, na semana de 6 a 10 de Maio.

6. Prémios

Às melhores imagens digitais serão atribuídos os seguintes PRÉMIOS:

1º Cabaz com produtos locais (alimentares e artesanais)

2º Publicações sobre a história e património de Vila Real de Santo António.

3º Publicações sobre a história e património de Vila Real de Santo António.

Os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais do Município de VRSA e do CIIP Cacela.

7. Direitos de autor e autorizações

As imagens digitais ficarão na posse da organização, que se reserva o direito de, futuramente, as utilizar em publicações da autarquia, sempre com menção da sua autoria.

8. Aceitação das normas de participação

A participação no Percurso fotográfico “Maios na aldeia de Santa Rita” pressupõe a plena aceitação das presentes normas de participação e da decisão do Júri não haverá recurso.

 

Organização:

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. 281 952600

ciipcacela@gmail.com

http://ciipcacela.wordpress.com

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Colaboração:

1/4 Escuro - Associação de Fotógrafos Amadores de VRSAntónio

Apoio:

Produtores e Artesãos da Região

Abr 18

É preciso inscrever?

Para participar no concurso basta enviar as imagens como refere no regulamento. A inscrição para ir fotografar os Maios não é necessario.

Este ano será possível apreciar outros Maios pela freguesia de Vila Nova de Cacela, em concreto, em Cacela Velha e na Manta Rota.

Posts Mais Recentes